sábado, 13 de outubro de 2012

A pauta do "Kit Gay": Vergonha para Serra e Haddad


 
Publicado na Folha
Artigo "Vergonha para Serra e Haddad"
Por Gilberto Dimenstein*
 
Como se previa, voltou a discussão - e ainda com mais força - sobre o chamado kit-gay neste segundo turno. É um debate que coloca tanto José Serra como Fernando Haddad numa situação desconfortável e vergonhosa.
 
Silas Malafaia veio a São Paulo para dizer que, por causa desse material, vai "arrebentar" o PT. Algo que, em maior ou menor grau, ecoa na comunidade religiosa.
 
De olho nos votos dos evangélicos, o PT e Fernando Haddad tentam se desfazer de qualquer vinculação com esse material contra a homofobia. Mostram-se envergonhados da iniciativa e, agora, pedem perdão. O PT deveria pedir perdão (e muito) pelo mensalão, e não por sua bandeira pela diversidade sexual.
 
Para Serra - um ser cosmopolita e intelectualizado -, a vergonha é usar esse tipo de assunto para vitaminar sua campanha.
 
Não há racionalidade nesse debate. O fato óbvio é que as crianças e adolescentes são vítimas de todos os tipos de violência dentro da escola. Por consequência, é papel da escola trabalhar a questão do respeito à diversidade.
 
Nesta discussão, Haddad e Serra ficam mal por se renderem ao obscurantismo.
 
Por essas e outras, está crescendo, nas redes sociais, o movimento #respeitesp para que a agenda de debate traga soluções e não bate-boca.
 
*Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário