sábado, 13 de outubro de 2012

Projeto sobre união gay na França sairá no fim do mês



Publicado pela Exame
 
O Governo francês apresentará no próximo dia 31 o projeto de lei que permitirá os casais do mesmo sexo se casarem sob as mesmas condições dos casais heterossexuais, anunciou nesta quarta-feira o chefe do Executivo, Jean-Marc Ayrault, que ressaltou que o texto poderá ser aprovado mediante a votação no próximo ano.
 
Essa afirmação confirma o anúncio lançado em meados de setembro pela ministra de Justiça, Christiane Taubira, que adiantou que esta lei, incluída como proposta no programa eleitoral de François Hollande, responde a "uma exigência de igualdade" entre os franceses.
 
A notificação, no entanto, foi recebida com surpresa e rejeição por parte do coletivo "Prefeitos pela infância", que denuncia que o Executivo não ouviu sua opinião na hora de preparar o texto que modificará o código civil vigente.
 
Esse coletivo, que representa um terço dos prefeitos eleitos e foi criado em 2006 para exigir uma consulta antes de toda modificação legislativa, mandou hoje um email aos cerca de 150 mil prefeitos do país para ouvir suas respectivas opiniões.
 
Embora como grupo esse coletivo se oponha à aprovação desse texto - como afirmou à Agência Efe um de seus porta-vozes, Franck Meyer -, a ideia é saber se a maioria dos prefeitos defende ou não o casamento homossexual.
 
Além do coletivo, a reprovação do texto ganhou o reforço de mais seis bispos da região de Normandia, que reivindicaram em comunicado um "debate indispensável" sobre o tema por considerar que esse tipo de legislação deverá supor "uma verdadeira ruptura da civilização".
 
"Não é razoável tocar a instituição do casamento desprezando as desafortunadas consequências que isso terá sobre o equilíbrio da vida familiar", apontam os bispos em sua nota, convencidos que "a diferença fundamental homem e mulher" é fundamental para a vida do casal.
 
Segundo o chefe do Executivo, o avanço proposto responde a uma decisão "de justiça e igualdade, que tomou nota a partir da evolução da sociedade", e, por isso, mostrou sua convicção de que, apesar da aparente oposição de alguns prefeitos, não haverá problemas na hora dessa lei ser aplicada.
 

Casal homoafetivo comemora Dia das Crianças com os 4 filhos adotivos



Publicado no G1
Por Anna Lúcia Silva
 
Todo Dia das Crianças é comemorado com muita festa na casa de um casal homoafetivo de Uberaba, no Triângulo Mineiro. A artesã Ana Claudia Santos, de 45 anos, e a enfermeira Cecília de Ávila, de 53 anos, têm três filhos adotivos. E este ano a data será comemorada com a família ainda maior. Isso porque as duas aguardam a adoção definitiva de Arthur, de 4 anos, que é o quarto filho que o casal obteve a guarda provisória em dezembro do ano passado.
 
Para Cecília a data será marcante, com todos reunidos. “Já temos quatro crianças maravilhosas conosco. O que temos que fazer agora é festejar cada momento juntos e cuidar de dar aquilo que a vida tirou deles quando pequenos, uma família, um lar. Esse Dia das Crianças será mesmo especial, pois estamos com uma família completa e acho que a felicidade maior é ver o quanto eles se dão bem", disse.
 
Adotar uma criança implica enfrentar uma série de dificuldades, processos, análises e longos períodos de espera. Para as duas não foi diferente. Ana Cláudia contou que a primeira adoção demorou mais de um ano para se concretizar. "Eu já morava com a Cecília há quatro anos quando decidimos que queríamos ter filhos. Em 2006 fizemos a habilitação para o cadastro, que foi feito apenas no nome da Cecília, o processo foi longo e só em 2007 entramos para a fila de interessados em adotar. Logo neste mesmo ano, um mês depois fomos chamadas para conhecer Laura de Ávila, que hoje tem 10 anos, e Ezequiel de Ávila, que tem 8 anos. Eles foram os nossos primeiros filhos", lembrou.
 
 
Ainda conforme as mães, eles fugiam dos padrões de adoção, eram irmãos, negros e com idades já avançadas, critérios que não foram empecilho para o casal. "Não tivemos nenhuma restrição para adoção, eles estavam fora do perfil e quando vimos os dois quisemos logo de cara. O olhar dos dois era encantador, o sorriso no primeiro encontro foi especial e por isso não tivemos como deixá-los. Ali, naquele encontro, já sabíamos que eles eram nossos", disse.
 
Depois de enfrentar burocracias e derrubar barreiras, a vida das duas se transformou e a adoção não parou por aí, foi quando veio a notícia que ainda estavam cadastradas no sistema de adoção e, por isso, receberam uma ligação de que havia uma criança em um abrigo que precisava ser adotada com urgência. "Disseram que era urgente porque ele havia sido retirado do hospital porque a mãe tinha problemas mentais graves. Além disso, ele tinha refluxo, precisava de cuidados especiais. Foi então que decidimos ficar com ele também. O nome dele é André Santos de Ávila, e está agora com três anos", contou.
 
Mas não parou por aí. O destino tratou de colocar Arthur na vida das duas. "O Arthur foi uma surpresa. Fiquei sabendo através do grupo "De volta pra casa", de Divinópolis, no Centro-Oeste do estado, que ele também precisava ser adotado com urgência, pois tinha problemas neurológicos. O grupo já havia colocado o caso dele em nível nacional e ninguém o quis. Então eu e Cecília já queríamos adotar uma criança que merecesse cuidados especiais. Ficamos sabendo dessa história e entramos em contado. Foi quando disseram que não podíamos mais adotar porque a habilitação havia vencido, mas renovamos através da promotoria de Itaúna, cidade da região Centro-Oeste, que nos reabilitou. E em uma semana recebemos uma ligação do promotor agendando para conhecermos o Arthur. Eu disse que já íamos para buscá-lo. Foi aí que ficamos com o Arthur e fechamos nossa família. Agora estamos aguardando a guarda definitiva dele”, disse.
 
Barreiras
 
As barreiras não foram maiores que o desejo de ter uma família feliz. “Barreiras todos que querem adotar enfrentam, mas nós nunca enfrentamos preconceitos, pelo menos na nossa frente. Se houve foi oculto. Somos todos muito bem tratados onde quer que vamos", refletiu.
 
Quanto à condição sexual das mães, os filhos sempre souberam e as duas informaram que sempre conversam e deixam a verdade acima de tudo. “Para a gente a verdade está acima de tudo, as mães dos colegas sabem, na escola todos sabem, não temos diferença nenhuma de uma família heterossexual. A gente só percebe só quando as outras pessoas falam”, finalizou.
 
(As fotos de Arthur e nem seu sobrenome não puderam ser divulgados, pois o garoto ainda está em guarda provisória).

A pauta do "Kit Gay": Vergonha para Serra e Haddad


 
Publicado na Folha
Artigo "Vergonha para Serra e Haddad"
Por Gilberto Dimenstein*
 
Como se previa, voltou a discussão - e ainda com mais força - sobre o chamado kit-gay neste segundo turno. É um debate que coloca tanto José Serra como Fernando Haddad numa situação desconfortável e vergonhosa.
 
Silas Malafaia veio a São Paulo para dizer que, por causa desse material, vai "arrebentar" o PT. Algo que, em maior ou menor grau, ecoa na comunidade religiosa.
 
De olho nos votos dos evangélicos, o PT e Fernando Haddad tentam se desfazer de qualquer vinculação com esse material contra a homofobia. Mostram-se envergonhados da iniciativa e, agora, pedem perdão. O PT deveria pedir perdão (e muito) pelo mensalão, e não por sua bandeira pela diversidade sexual.
 
Para Serra - um ser cosmopolita e intelectualizado -, a vergonha é usar esse tipo de assunto para vitaminar sua campanha.
 
Não há racionalidade nesse debate. O fato óbvio é que as crianças e adolescentes são vítimas de todos os tipos de violência dentro da escola. Por consequência, é papel da escola trabalhar a questão do respeito à diversidade.
 
Nesta discussão, Haddad e Serra ficam mal por se renderem ao obscurantismo.
 
Por essas e outras, está crescendo, nas redes sociais, o movimento #respeitesp para que a agenda de debate traga soluções e não bate-boca.
 
*Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Bahia legaliza casamento gay a partir de novembro



Publicado no Terra
Por Lucas Esteves

O Estado da Bahia instituiu, na quarta-feira, que o casamento entre pessoas do mesmo sexo é legal. Com a medida, casais com uniões homoafetivas poderão dar entrada nos processos para união matrimonial a partir do dia 26 de novembro, quando a permissão passa a valer. O anúncio foi feito no Diário Oficial do Estado.
A permissão foi assinada pela desembargadora Ivete Caldas, corregedora- geral da Justiça, e pelo desembargador Antônio Pessoa Cardoso, corregedor das comarcas do interior do Estado. Os cartórios de toda a Bahia agora estão autorizados a fazer o processo e emitir a certidão de casamento civil.
De acordo com a magistrada, a base da deliberação foi a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, além da necessidade de atualizar a concepção familiar na comunidade. A desembargadora explica, também, que a permissão apenas institui o que diversos juízes pelo Estado já vinham aplicando.

Absurdo: Rússia quer proibir gays de serem professores


 
Publicado pelo Toda Forma de Amor
 
As autoridades da Rússia planejam proibir gays de exercerem a profissão de professores. A denúncia foi feita pelo ativista russo Nikolai Alekseev. O chefe da Comissão de Direitos da Criança, Pavel Astakhov (foto), foi escalado para identificar uma forma de impedir que gays lecionem.
 
O país trava uma luta contra os direitos dos homossexuais. A Parada Gay está proibida, além da propaganda em favor da diversidade sexual.
 
A proibição da população gay na Educação foi considerada pelo ativista Alekseev como mais uma ação que promove a homofobia no país.
 
"O fato de que alguém achar que algo é imoral não dá direito a nada. Eu poderia considerar algo imoral, mas não tenho o direito de proibi-lo" ressaltou Alekseev.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Maranhense causa “frisson” ao anunciar casamento gay nos Estados Unidos


 
Publicado pelo Blog do Ned
 
O fotógrafo Rubem Robierb, maranhense de Bacabal e hoje radicado em Miami-EUA, está causando frisson nos Estados Unidos com o anúncio de seu noivado com o TV Âncora do programa “Good Morning América”, Sam Champion.
 
O assunto dominou noticiários, blogues e redes sociais esta semana. Isso porque Sam é o primeiro apresentador a anunciar publicamente seu noivado e casamento gay, o que ainda repercute em toda América e começa a borbulhar no Brasil.
 
O casal, que espera que essa decisão contribua para a aceitação da união homossexual no mundo, ganhou esta semana o apoio do ator e diretor hollywoodiano Ben Affleck que apareceu no programa “Good Morning América”, segunda-feira, para promover seu novo filme, “Argo”. Na ocasião, felicitou o seu apresentador, Sam Champion, pelo seu recente noivado com o fotógrafo Rubem Robierb.
 
“Ah, eu quero parabenizar Sam em suas próximas núpcias”, disse Affleck. “Lamento que você não possa se casar em todos os estados da união, mas um dia eu espero que você seja capaz de fazê-lo. É muito emocionante, no entanto”.
 
Em tempo: “Good Morning America” (GMA), apresentado por Sam Champion, é um programa matinal americano transmitido pela rede de televisão ABC, com notícias e talk show de interesse em especial.
 
O programa é gravado nos estúdios da Times Square na cidade de Nova York. É uma das maiores audiências da televisão americana no período da manhã, alcançando a liderança absoluta em todo o seu tempo de exibição.

Maranhense causa “frisson” ao anunciar casamento gay nos Estados Unidos


 
Publicado pelo Blog do Ned
 
O fotógrafo Rubem Robierb, maranhense de Bacabal e hoje radicado em Miami-EUA, está causando frisson nos Estados Unidos com o anúncio de seu noivado com o TV Âncora do programa “Good Morning América”, Sam Champion.
 
O assunto dominou noticiários, blogues e redes sociais esta semana. Isso porque Sam é o primeiro apresentador a anunciar publicamente seu noivado e casamento gay, o que ainda repercute em toda América e começa a borbulhar no Brasil.
 
O casal, que espera que essa decisão contribua para a aceitação da união homossexual no mundo, ganhou esta semana o apoio do ator e diretor hollywoodiano Ben Affleck que apareceu no programa “Good Morning América”, segunda-feira, para promover seu novo filme, “Argo”. Na ocasião, felicitou o seu apresentador, Sam Champion, pelo seu recente noivado com o fotógrafo Rubem Robierb.
 
“Ah, eu quero parabenizar Sam em suas próximas núpcias”, disse Affleck. “Lamento que você não possa se casar em todos os estados da união, mas um dia eu espero que você seja capaz de fazê-lo. É muito emocionante, no entanto”.
 
Em tempo: “Good Morning America” (GMA), apresentado por Sam Champion, é um programa matinal americano transmitido pela rede de televisão ABC, com notícias e talk show de interesse em especial.
 
O programa é gravado nos estúdios da Times Square na cidade de Nova York. É uma das maiores audiências da televisão americana no período da manhã, alcançando a liderança absoluta em todo o seu tempo de exibição.

Após assumir ser gay, jogador de futebol não consegue emprego e vira professor de ioga


 
Publicado pelo Vírgula
 
Um ano depois de ter assumido ser homossexual, David Testo é vitima por ter falado a verdade. Aos 31 anos, o jogador, que atuava no Montreal Impact quando deu a polêmica entrevista, não consegue mais espaço no futebol.
 
Em entrevista ao jornal espanhol “Marca”, Testo revelou que sabia das consequências de sua atitude, mas disse que já não conseguia mais viver uma “mentira”.
 
“Quando eu admiti, sabia que não jogaria mais, mas tinha consciência de que não conseguia mais continuar jogando desta maneira. Sabia que se ia continuar atuando, deveria assumir e as pessoas precisavam saber”, disse.
 
Agora, fora do mercado do futebol por preconceito, o ex-jogador investe na carreira de professor de ioga, sua outra paixão.
 
Apesar de saber que dificilmente conseguirá voltar ao mundo do futebol, Testo lamenta que outros companheiros homossexuais não tenham sua coragem. “Esses garotos existem e é frustrante que não admitam”, completou o atleta.
 
David Testo assumiu ser gay em entrevista à rádio "CBC-Radio-Canadá". Na época, o jogador falou sobre a dificuldade de carregar um segredo e nunca poder ser ele mesmo.
 
Joey Saputo, presidente do clube canadense na época, também se manifestou na ocasião e disse que os dirigentes da equipe sabiam da orientação do jogador desde 2007.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Itália desmantela rede que explorava transexuais recrutados em favelas do RJ


 
Publicado pelo iG - Último Segundo
 
A polícia italiana anunciou ter desmantelado nesta semana uma rede de prostituição que levava à Itália transexuais brasileiros recrutados, principalmente, em favelas do Rio de Janeiro.
 
Segundo informações de autoridades italianas, divulgadas pela agência de notícias ANSA, 28 supostos integrantes da rede teriam sido detidos em três regiões italianas - Lazio, Campania e Umbria.
 
O grupo, formado por italianos e brasileiros, foi acusado de "associação criminosa" com a finalidade de fazer "tráfico de seres humanos" e "explorar prostituição".
 
A rede enviava a transexuais de favelas cariocas passagens aéreas para viagens do Rio de Janeiro a cidades europeias como Madrid, Zurique, Paris, Budapeste ou Bucareste. A ideia era encaminhar os brasileiros dessas cidades para a Itália, segundo a polícia.
 
Doze casas que seriam usadas para prostituição também foram revistadas e interditadas.
 
O consulado brasileiro em Roma diz não ter sido oficialmente informado sobre a prisão dos brasileiros. Segundo o cônsul-geral adjunto, Paulo Roberto Palm, a polícia italiana não costuma fazer consultas a respeito de operações em curso "até por uma questão de sigilo das investigações" e, em geral, entra em contato apenas na hora de enviar cidadãos brasileiros de volta ao país.
 
Palm diz, porém, que alguns transexuais brasileiros teriam se queixado para o consulado a respeito dessas redes, embora tenham tido medo de entrar em detalhes "por se sentirem ameaçados".
 
Em 2009, o travesti brasileiro Brenda, pivô de um escândalo que causou a renúncia do governador da região de Lazio, Piero Marrazzo, foi encontrado morto no apartamento em que morava, em Roma.

Brasil elege 4 gays, 3 transexuais e 2 lésbicas para Câmaras Municipais


 
Publicado pelo Expresso SP
Por Cezar Xavier
 
Câmaras que receberão LGBT estão em Salvador, Nova Venécia (ES), Cajazeiras e Pilar (PB), Niterói (RJ), Cruz Alta (RS), Florianópolis, Bauru e Piracicaba (SP)
 
Dentre 155 candidaturas de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) no país, apenas nove obtiveram votos suficientes para ocupar um cargo nos legislativos municipais em 2012. As Câmaras de Vereadores que receberão 4 gays, 3 transexuais e 2 lésbicas estão em Salvador, Nova Venécia (ES), Cajazeiras e Pilar (PB), Niterói (RJ), Cruz Alta (RS), Florianópolis, Bauru e Piracicaba (SP).
 
Estes números representam um avanço em relação à eleição de 2008, quando das 81 candidaturas LGBT, três travestis/transexuais e três gays foram eleitos a vereadores em Paço do Lumiar (MA), Tijucas (SC), Salvador (ES), Nova Venécia (ES), Alfenas e Patos de Minas (MG). O vereador Moa, de Nova Venécia, foi reeleito.
 
De 65 políticos aliados, aqueles que assinam compromisso com a Associação Brasileira de LGBT, 13 foram eleitos e 3 continuam no segundo turno, sendo um deles o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), e os demais vereadores. No segundo turno estão Gustavo Fruet (PDT) em Curitiba, Rodrigo Neves (PT) em Niterói e Fernando Haddad (PT) em São Paulo.
 
Na capital paulistana, as candidaturas somaram 15.714 votos. Só o PSOL paulistano lançou seis candidaturas LGBT, com a maior votação para a drag queen Silvetty Montilla (4.762 votos).
 
Balanço
 
Em 1996, um grupo de 8 ativistas gays resolveram dar visibilidade às demandas da população de LGBT junto ao Legislativo, e se candidataram nas eleições municipais daquele ano. Dezesseis anos mais tarde, em 2012, houve 155 candidaturas LGBT, representando um aumento de 1.937,5%.
 
Houve uma candidatura (gay) ao cargo de prefeito de João Pessoa e 154 candidaturas a vereador(a) em 24 dos 26 estados (não há eleições no Distrito Federal), faltando apenas os estados do Acre e do Mato Grosso. Foram 85 candidaturas de gays, 25 lésbicas, 24 transexuais, 16 travestis, 4 bissexuais e uma drag queen.
 
Os estados com mais candidaturas LGBT incluem a Bahia com 34, seguida de São Paulo com 27, Minas Gerais com 18 e Rio Grande do Sul com 12.
 
As candidaturas também são diversificadas em termos dos partidos políticos. São 24 partidos ao total, desde o PSC e os Democratas até o PSTU. Os partidos com mais candidaturas LGBT são o PT (27), o PSOL (19), o PSB (15), o PCdoB (13), o PV (9), o PSDB (6) e o Democratas (3).
 
Iniciativas da ABGLT
 
Além das candidaturas assumidamente LGBT, também há as candidaturas aliadas da causa LGBT. Já são 43 candidatos/as que assinaram o Termo de Compromisso da campanha “Voto contra a homofobia, defendo a cidadania ”.
 
Informações adicionais identificando as candidaturas, cargos pretendidos, município, estado, partido e contatos estão disponíveis em www.abglt.org.br , no menu direito, em Eleições 2012.
 
Nessas eleições, por iniciativa do Grupo Dignidade (Curitiba-PR) e com apoio com a ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) e Grupo Libertos Comunicação (Belo Horizonte-MG), foi fundada a União Nacional Pluripartidária LBGT, cujos objetivos incluem a colocação da pauta da diversidade sexual dentro dos partidos políticos e a eleição de candidaturas LGBT assumidas.
 
Toni Reis, presidente da ABGLT salienta que “embora tenhamos feito essa lista de candidaturas LGBT e aliadas à causa LGBT com o objetivo de orientar o eleitorado LGBT, é importante que as pessoas procurem conhecer a história de luta e as propostas dos/das candidatos/as antes de votar neles. Não basta ser uma candidatura LGBT. A recomendação também é que não sejam candidaturas corporativistas voltadas apenas para a população LGBT, mas que ampliem para outras populações, assim como abranjam os temas sociais, como a saúde, educação e segurança pública,” acrescenta.
 
Confira abaixo a lista de candidaturas LGBT que começam a atuar em 1o. de janeiro nos legislativos municipais (UF, cidade, nome, legenda, LGBT e votação):

Combater os preconceitos sem luvas


 
Publicado pela Folha
Artigo de Rita Siza*
 
Não há ninguém que depois de ver um combate de boxe possa pôr em causa a coragem daqueles atletas, e esta semana o pugilista porto-riqueno Orlando Cruz provou como possui todas as características essenciais aos lutadores - força, poder, solidez, energia, resistência - quando corajosamente decidiu tirar as luvas e enfrentar um dos mais poderosos preconceitos do esporte, assumindo publicamente a sua homossexualidade.
 
O peso pluma de 31 anos, atleta olímpico dos Jogos de Sydney e profissional do boxe desde o ano 2000, argumentou que foi a consciência de que os esportistas podem servir modelo de comportamento para milhares de crianças e jovens que o impeliu a divulgar essa informação privada.
 
"Eu quero tentar ser o melhor exemplo possível para todos os que querem praticar este esporte e todos os que pensam no boxe numa carreira profissional", explicou Orlando Cruz, esclarecendo em nome da sua honestidade individual que "tem e sempre teve muito orgulho por ser porto-riquenho" da mesma forma que "tem e sempre terá muito orgulho em ser um homem gay".
 
Numa declaração publicada no site Boxing Scene, Orlando Cruz escreveu que a sua intenção é poder ser apreciado pelas suas capacidades como pugilista e pelo seu carácter. "Quero que os jovens que são vítimas de bullying saibam que podem ser aquilo que quiserem, incluindo um pugilista profissional. Tudo é possível, e o que somos ou quem amamos não nos deve impedir de alcançar os nossos sonhos", considerou.
 
A homossexualidade ainda permanece um tabu no mundo esportivo, e os raros atletas profissionais que escolheram ir contra a corrente e divulgar a sua orientação sexual geralmente fazem-no no final das suas carreiras, quando essa revelação já não pode afectar os seus compromissos. Mais uma razão para saudar Orlando Cruz, que não se coibiu de responder às perguntas quando faltam apenas 15 dias para um importante combate na Florida: uma vitória contra o mexicano Jorge Pazos será um passo decisivo para a conquista do cinto de campeão do mundo na sua categoria.
 
Há exactamente 50 anos atrás, o preconceito promoveu uma tragédia no Madison Square Garden de Nova Iorque, num combate que opôs o pugilista das Ilhas Virgem Americanas, Emile Griffith, ao cubano Benny Paret - o caso foi evocado no documentário de 2005 "Ring of Fire: The Emile Griffith Story".
 
No 12º round, uma barragem de golpes de Griffith deixou Paret KO e inconsciente - o cubano, que antes de subir para o ringue, insultara o americano de "maricón", não recuperou dos traumatismos e morreu dez dias depois. Griffith, que admitiu ser gay quando pôs fim à carreira, lamentou a pressão que a homossexualidade representava para estes atletas: "Posso matar um homem e ser perdoado, mas se amar um homem isso faz de mim uma má pessoa".
 
*Rita Siza é jornalista do diário português "Público", onde acompanha temas de política internacional, com ênfase na América Latina. Do futebol ao pebolim, comenta sobre diversos esportes e dedica particular atenção às Olimpíadas. Escreve aos sábados no site da Folha.

Vereador mais votado da história de Florianópolis é negro, gay e nascido em favela


 
Publicado pelo UOL
 
Encerrada a apuração, Tiago Silva (PDT) de 29 anos, já é o vereador mais votado da história da Câmara de Florianópolis. Ele contou com 6.860 votos.
 
O candidato ficou conhecido como organizador da Parada Gay da cidade. Um dos fatos que gerou maior repercussão na campanha foi a troca de um selinho com a candidata Angela Albino (PC do B, de um campo oposto), no alto de um carro de som.
 
É a segunda tentativa dele de chegar à Câmara. Filho de uma empregada doméstica, nascido no morro do Mocotó (a principal favela da capital), ele estava exultante: " A esperança venceu o medo", disse, em entrevista no TRE (Tribunal Regional Eleitoral).
 
"Eu não esperava ser o mais votado nem nos meus melhores sonhos. O melhor de tudo foi bater as famílias tradicionais que sempre venceram na política florianopolitana".
 

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Thammy Miranda está caidinha por atriz de ‘Salve Jorge’



Thammy Miranda não consegue mais disfarçar, e seu encantamento por uma atriz da novela "Salve Jorge", a próxima das nove, já virou assunto nos corredores do Projac. 

Coincidência ou não, a estreante na Globo enfrentou recentemente uma crise no seu relacionamento com a namorada, a cabeleireira Linda Barbosa. 

Na época, ela já estaria caidinha por sua colega de elenco.E quer saber? Thammy tem grandes chances de conquistar a nova eleita. A atriz, que tem o biotipo de suas ex-namoradas, também gosta de meninas e namorava, até pouco tempo, uma cantora.

Maria Christina, uma lésbica, em The Voice Brasil



Em sua Audição, Maria Christina cantou a música “Carnavália”, composição de Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte e conseguiu sua vaga no The Voice Brasil. A paulista, de 23 anos, foi aprovada por Carlinhos Brown no final de sua apresentação: “Você foi escolhida porque você passou atitude na voz”, declarou o técnico. 

Brown desejou boa sorte e completou: “Você não foi escolhida por cantar uma composição minha com esses artistas maravilhosos. Parabéns e seja bem vinda ao meu time" Começou a cantar aos 14 anos de idade quando ganhou um violão do pai. Aprendeu a tocar o instrumento sozinha, passando a se apresentar para a família. Ex-jogadora de vôlei, é de família e mãe cantora e pai jazzista. Passou a se cantar profissionalmente em 2009 em barzinhos e diz se identificar com o estilo MPB pop.

Salvador recebe Mostra com filmes LGBT neste mês de outubro


 
Publicado pelo G1
 
O Instituto Cervantes, a Caixa Cultural e o grupo de cinema Sala de Arte em Salvador, realizam entre a quarta-feira (17) e o domingo (21) a V Mostra 'Possíveis Sexualidades', que apresenta filmes e documentários com a temática LGBT. O evento apresentará também, mesas-redondas, apresentações teatrais, debates, oficinas e mostra competitiva. Veja programação completa aqui .
 
A mostra apresenta filmes como "Quem Tem Medo de Cris Negão?", que conta a história de Cristiane Jordan, conhecida como Cris Negão, uma travesti do centro de São Paulo, entre outros. O evento realiza o lançamento do curta baiano "Desvelo", de Clarissa Rebouças e conta com a participação do diretor Kiko Goifman com o filme "Olhe pra mim de novo". Na programação do evento, o espetáculo "O sumiço da Santa", de Fernando Guerreiro, em cartaz.
 

O cérebro (bi)sexual


Publicado no Dezanove de Portugal
Por César Monteiro
 
Uma revisão científica realizada por David Crews, da Universidade do Texas e publicada na científica EMBO, sobre a sexualidade nos animais, trouxe ideias chave e explicações para algumas perguntas e tenta desmoronar alguns preconceitos e dogmas.
 
A maioria dos animais começam as suas vidas a partir de uma só célula, crescem e desenvolvem-se para um dos dois sexos e, posteriormente interagem com o sexo oposto para conceber uma nova célula que recomeçará o ciclo novamente. Esta equação básica está na base de todos os aspectos da sexualidade, ou seja, propriedades específicas, (ou seja, os órgãos genitais) evoluíram a fim de atraírem membros do sexo oposto e portanto, a reprodução. Isto também sugere que todas as formas de vida evoluíram de ancestrais bissexuais. Com isto pretende-se dizer que em formas de vida ancestrais, os indivíduos, embora cruzando-se entre si, não apresentavam uma diferenciação notória entre macho e fêmea pois as células eram praticamente iguais. Apenas mais tarde é que começaram a aparecer os espermatozóides e os óvulos.
 
De facto, em vários seres vivos mais primitivos isto pode ser constatado, quer em termos comportamentais quer em termos físicos. Como exemplos temos os animais hermafroditas que podem autofertilizar-se mas também copular com outro individuo da própria espécie. Temos também um exemplo de bissexualidade numa espécie que evoluiu a partir de outra que se reproduz segundo os mecanismos mais comuns (macho vs fêmea).
 
 
Os Cnemidophorus uniparens, são constituídos apenas por répteis fêmeas, e que se reproduzem por um mecanismo natural de clonagem (uma vez que os ovos geram um individuo igual à mãe pois esta não mistura os seus genes com qualquer macho). No entanto, existem entre estas, fêmeas que realizam comportamentos copulatórios típicos de macho, demonstrado assim uma separação entre “o sexo genital e o sexo cerebral”.
 
Em boa verdade, isto não é de todo inesperado. Desde há muito tempo que se sabe que as estruturas cerebrais associadas ao comportamento sexual têm uma diferenciação independente daquela que ocorre nas estruturas genitais. De facto, experimentalmente já foi demonstrado que em ratinhos, através de lesões localizadas em certas estruturas cerebrais relacionadas com o comportamento sexual ou por indução hormonal, é possível fazer com que um macho perca um interesse pelo sexo oposto bem como alterar os comportamentos copulatórios dos indivíduos.
 
Sabe-se também que no caso dos animais superiores que a determinação sexual é conferida geneticamente, ou seja, como no caso dos mamíferos, fêmeas XX e machos XY. Apesar de tudo, em animais mais primitivos como em muitos peixes, não existem cromossomas sexuais, no entanto continua a haver uma segregação de indivíduos para serem machos ou fêmeas. Ou seja, nestas espécies existe um potencial genético para desenvolver ambos os sexos. Noutros peixes, os indivíduos nascem com um sexo, mas na vida adulta, podem sofrer uma metamorfose e mudarem de sexo. No caso dos répteis, tais como tartarugas, crocodilos e algumas espécies de lagartos podemos verificar esta bipotencialidade genética. Estes, a dada altura do seu desenvolvimento embrionário, são muito sensíveis à temperatura ambiente a que estão submetidos, e esta, tem um papel decisivo na determinação sexual.
 
 
No caso de uma espécie de réptil em particular, o jeco‑leopardo, uma temperatura de incubação dos ovos de 26 oC, gera uma ninhada constituída apenas por fêmeas. À medida que a temperatura sobe a probabilidade de surgirem machos na ninhada aumenta, sendo que a 34oC a ninhada e praticamente constituída por machos.
 
Em conclusão, é na acção combinada destes factores que temos a respostas para o facto de a masculinidade a feminilidade serem apenas pontos opostos de um continuum, ou seja, todos nós, somos em última análise bissexuais, e serão as acções combinadas das hormonas, genes e ambiente que irão determinar posteriormente quer a sexualidade quer a orientação sexual.
 

África do Sul pode ser o primeiro país a reconhecer a bandeira LGBT


 
Publicado pelo ParouTudo
Por Welton Trindade
 
A África do Sul está perto de ser o primeiro país do mundo a reconhecer oficialmente a bandeira do arco-íris, de seis cores, símbolo do movimento LGBT.
 
O movimento LGBT do país está só esperando a assinatura do ministro de Cultura para dar como certo o reconhecimento, que já passou pelas fases burocráticas necessárias. A expectativa é que até no sábado 13, dia da marcha LGBT de Johannesburgo, o aval do governo seja dado.
 
Lembremos que a África do Sul foi o primeiro país do mundo a vetar a discriminação contra LGBT. Lá o casamento homossexual é aceito legalmente desde 2006.
 
Saiba o que significa as seis cores dessa bandeira tão linda e importante para nós:
 
Vermelho – Vida
Laranja – Recuperação
Amarelo – Sol
Verde – tranquilidade, natureza
Azul – arte
Violeta – espírito.
 
A flâmula LGBT é reconhecida já pela Associação Internacional de Fabricantes de Bandeiras.