domingo, 24 de março de 2013

Após 19 anos de união, casal de lésbicas celebra casamento em São Carlos



Publicado pelo G1
 
Após 19 anos vivendo com Joana D’Arc Arruda Stella, Alexandra Santos pôde, enfim, passar a assinar seu nome com o sobrenome da companheira neste sábado (23). As duas se casaram no cartório de São Carlos (SP) nesta manhã, ao converter a união estável que já haviam formalizado há um ano. “Querendo ou não as pessoas ainda têm preconceito, então é um primeiro passo para a aceitação”, disse Joana D’Arc.
 
Este foi o 12º casamento homoafetivo realizado na cidade desde outubro de 2012, quando uma decisão judicial permitiu esse tipo de união. Desde o dia 1º de março, a decisão abrange todo o Estado de São Paulo, que obriga os cartórios a celebrar o casamento gay.
 
 
Para Alexandra, a data é uma vitória. “Só hoje, depois de 19 anos vivendo juntas, posso assinar o nome dela”, afirmou. “Mesmo com a união estável, nós duas éramos solteiras oficialmente, então fez pouca diferença”, considerou Alexandra, que a partir de agora pode dizer que está casada.
 
Segundo o oficial substituto do cartório de São Carlos, Daniel Destro, o casamento homoafetivo garante os mesmos direitos das uniões de casais héteros, enquanto a união estável tem limitações. “Agora elas podem fazer a alteração no nome, podem ter divisão de bens, adotar, e têm direitos como folga para lua de mel”, explicou.
 
Agora casadas, as duas têm um novo desafio: conseguir a permissão para a adoção por parte de Joana D’Arc do filho de Alexandra. “Tenho a guarda dele desde 2006, mas agora queremos que ele também tenha o meu nome”, disse Joana D’Arc. Legislação
 
A norma que regulamenta o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo foi publicada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) em dezembro do ano passado. Desde 1º de março, casais gays que quiserem oficializar a união não precisarão recorrer à Justiça. O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu o casamento gay em maio de 2011.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário