domingo, 24 de março de 2013

Novo protesto contra o casamento gay na França termina em confronto com polícia


 
Publicado pelo IG
 
Tropas de choque da polícia de Paris entraram em conflito com multidões que caminhavam pela avenida Champs-Élysées como parte de um enorme protesto contra um projeto de lei que permite que casais do mesmo sexo se casem e adotem crianças.
 
Milhares de pessoas - ativistas conservadores, crianças, aposentados e padres - se uniram na capital neste domingo (24) na última tentativa de impedir a lei.
 
A Câmara Baixa do Parlamento francês aprovou a lei "casamento para todos" com uma larga maioria. A medida será votada no Senado no mês que vem. Ambas as casas são dominadas pelo Partido Socialista do presidente François Hollande e seus aliados.
 
Protestos numerosos liderados pelos conservadores da oposição no país tradicionalmente católico prejudicaram o apoio ao projeto de lei nos últimos meses, e os líderes da marcha esperam que a manifestação deste domingo pese no debate sobre a medida no Senado.
 
Nas primeiras horas, o protesto foi pacífico. Mas no momento em que o evento deveria ser encerrado, cerca de 100 jovens tentaram passar as barricadas policiais para dentro da Champs-Élysées, avenida que corta o centro de Paris e atrai milhares de turistas todos os dias.
 
Agentes policiais discutiram com os jovens e usaram gás lacrimogêneo para dispersá-los. Os manifestantes, então, começaram a tomar cada vez mais as ruas laterais para chegar à avenida, bloqueando o caminho que leva ao Palácio Presidencial.
 
A polícia utilizou mais gás lacrimogêneo, mas não conseguiu conter a multidão que ocupava a avenida. "Hollande, renuncie!", gritavam os manifestantes. Segundo a polícia, duas pessoas foram detidas e ninguém ficou ferido.
 
Estima-se que 300 mil pessoas tomaram as ruas na marcha deste domingo, um pouco mesmo de uma passeata similar em janeiro. Os organizadores estimam que mais de 1,2 milhão participaram do protesto, mais do que em janeiro.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário