quarta-feira, 13 de março de 2013

Haddad e Serra são eleitos ‘inimigos’ do Grupo Gay da Bahia e Paes, ‘amigo’




Visto em O Globo 

O prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), o tucano José Serra e ministro da Educação Aloizio Mercadante (PT) encabeçam a lista dos inimigos dos homossexuais e serão agraciados com o troféu “Pau de Sebo”, na 23ª edição do Oscar Gay, versão 2012, promovido pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), mais antiga entidade do gênero registrada no Brasil. Os três foram escolhidos por terem condenado, no ano passado, o kit anti-homofobia.

Para a versão do próximo ano, o GGB já antecipa que o deputado Pastor Feliciano, eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados é o grande “candidato” ao título de inimigo número 1 dos homossexuais. Como a “regra” da comenda não prevê que um mesmo personagem seja escolhido mais de uma vez, o pastor Silas Malafaia escapou de levar o “Pau de Sebo” 2012.

O Oscar Gay foi criado para homenagear os amigos e denunciar os inimigos dos homossexuais. Entre os amigos dos gays, que receberão o Troféu Triângulo Rosa, estão o prefeito do Rio, Eduardo Paes, pela criação de um centro de referência para atendimento de homossexuais; as corregedorias gerais de Justiça da Bahia, São Paulo, Distrito Federal, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo, pela legalização do casamento homoafetivo igualitário; o arcebispo primaz da Igreja Anglicana do Brasil, Roberto Carlos; as cantoras Daniela Mercury e Sandy; e a apresentadora Marília Gabriela, “pelo apoio à cidadania LGBT”.

O Triângulo Rosa é uma alusão ao distintivo utilizado pelos nazistas nos campos de concentração para identificar os prisioneiros homossexuais. Atualmente, tornou-se o símbolo internacional do orgulho gay LGBT. Já o “Pau de Sebo” aproveita uma tradição irreverente do folclore brasileiro, segundo o GGB, “para mostrar o ridículo de ser inimigo dos LGBT: por mais que queiram espezinhar os gays e destruir o movimento de libertação homossexual, nunca chegam a seu objetivo, caindo e se lambuzando no pau de sebo da intolerância”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário