quarta-feira, 10 de julho de 2013

HBO vai produzir documentário sobre batalha judicial por casamento gay


 
Publicado pelo O Globo
 
A HBO anunciou nesta terça-feira um projeto de documentário sobre a batalha judicial para derrubar a proibição do casamento do mesmo sexo na Califórnia.
 
A emissora declarou que dois diretores, Bem Cotner e Ryan While, tiveram acesso por anos aos bastidores do trabalho da equipe jurídica que atuou para derrubar a Proposição 8 - que proibia o casamento homossexual na Califórnia. Após a recusa da Suprema Corte em se pronunciar sobre a proposta no fim de junho, abriu-se o caminho para o fim do banimento no Estado.
 
O documentário, que ainda não ganhou título, será concluído até o fim do ano, para ser exibido na HBO em 2014.
 
Segundo comunicado do diretor de programação da HBO, Michael Lombardo, definiu o filme como "a história de uma revolução americana moderna" e disse que ele estava destinado a ser "o filme que eterniza este caso histórico."
 
Cotner, um diretor estreante, e White, conhecido pelo documentário "Good Ol' Freda", sobre a mulher que trabalhou como secretária dos Beatles, tiveram acesso à equipe que desafiou a Proposição 8 - como o liberal David Boies e o conservador Theodore B. Olson. O documentário também vai contar a história de casais envolvidos na mobilização.
 
Oponentes do casamento de pessoas do mesmo sexo bloquearam a exibição da cobertura em vídeo na Corte. "Mas eles não podem bloquear esse documentário", disse Boies em comunicado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário