sábado, 15 de setembro de 2012

Angela Merkel diz que jogador homossexual nada tem a temer na Alemanha


 
 
Visto no Público de Portugal
 
A chanceler Angela Merkel afirmou nesta quinta-feira que o futebolista profissional que revelou ser homossexual, mas invocou ter medo das consequências, "nada tem a recear” na Alemanha, intervindo assim neste debate.
 
“Tenho de ser ator todos os dias e negar-me a mim mesmo”, disse o futebolista em questão, que manteve o anonimato por receio de represálias, na entrevista ao magazine da Agência Federal de Educação Política, uma instituição de utilidade pública.
 
O entrevistado “vive num país em que não tem motivos para recear um `outing´, e nós só podemos dizer-lhe que não precisa de ter medo”, garantiu, no entanto, a chefe do governo alemão, em conferência de imprensa para apresentar uma iniciativa para melhor integração dos imigrantes, a que aderiram os 18 clubes profissionais de futebol da primeira divisão alemã.
 
O presidente do Bayern Munique, Uli Hoeness, que também participou no lançamento da iniciativa, procurou igualmente desdramatizar o problema da homossexualidade no futebol profissional. “Mais cedo ou mais tarde, vai haver um jogador a declarar-se publicamente homossexual, mas é injusto atribuir o eventual medo que possam ter ao futebol, que é suficientemente aberto”, garantiu o antigo internacional alemão.
 
“Não imagino que um futebolista homossexual possa ter problemas com os nossos adeptos, acho que o Bayern está preparado para isso, aliás, toda a sociedade está mais avançada neste domínio do que a comunicação social diz”, acrescentou Hoeness.
 
O projecto apresentado nesta quinta-feira em Berlim intitula-se “Geh deinen Weg” (Segue O Teu Caminho), e conta com o apoio de conhecidos futebolistas profissionais de origem estrangeira, como Gerald Asamoah ou Mario Gomez, e destina-se a encorajar os 14,7 milhões de estrangeiros e descendentes de estrangeiros que vivem na Alemanha a intensificar a integração na sociedade de acolhimento.
 
Merkel apadrinhou a iniciativa e irá assistir, no sábado, ao jogo entre o campeão Borussia Dortmund e o Bayer Leverkusen, em que os jogadores envergarão camisolas com a inscrição “Geh deinen Weg”, tal como acontecerá nas outras partidas desta jornada da “Bundesliga”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário