quarta-feira, 20 de março de 2013

Lutadora transexual considera injusto ter de revelar seu histórico médico


 
Publicado pelo SporTV
 
A lutadora Fallon Fox vem causando muita polêmica no MMA após revelar ser transexual. A americana de 37 anos, que já tem duas lutas como profissional e três como amadora, encontra dificuldades para conseguir uma licença para lutar no dia 20 de abril, e está sendo investigada pela comissão atlética da Flórida. Em entrevista ao programa de TV "Inside MMA", Fox afirmou que considera injusto que ela tenha de revelar seu histórico médico para suas adversárias e disse que a ciência comprova que ela não leva vantagem por ter sido nascido homem.
 
- Eu não acredito que uma lutadora transexual deveria ter de revelar seu histórico médico pessoal para outras lutadoras femininas antes de lutarem. É simplesmente pela razão de a comunidade médica e a comunidade científica chegaram a um consenso que lutadoras transexuais pós-operação, que passaram por terapia de substituição hormonal e supressão de testosterona, quando deixam de ser homens para serem mulheres, não tiveram nenhuma vantagem fisiológica sobre outras mulheres. Então, por que temos de revelar nosso histórico médico pessoal? - argumentou Fallon Fox à TV americana.
 
A "Rainha de Espadas", como é apelidada, lutou no último dia 2 de março pelo CFA, também na Flórida, mas sua licença através do estado da Califórnia está sob investigação - segundo a comissão atlética californiana, o pedido da lutadora ainda está sob análise. Lutadores, técnicos e promotores de MMA nos EUA vêm discutindo o caso desde que se tornou público, em matéria da revista americana "Sports Illustrated" no começo do mês. Fox acredita que as mulheres que se negam a enfrentá-la estão simplesmente com medo devido à sua qualidade.
 
- Algumas lutadoras já disseram que não querem lutar comigo. Acho que isso é porque estão com medo, em primeiro lugar, porque sou bem boa. Ou elas talvez tenham algum preconceito, ou são pessoas cheias de ódio que não querem me tocar ou algo assim. Mas não quero enfrentar essas pessoas de qualquer forma, porque elas estão com medo, então qual seria a graça de uma luta dessas? - desdenhou.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário