domingo, 4 de novembro de 2012

EUA: Para homossexual republicano, casamento gay não deve ser legalizado.


 
Publicado pelo Terra
Por Carla Ruas
 
Uma das principais diferenças entre os candidatos presidenciais nos Estados Unidos são suas posições com relação ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. O republicano Mitt Romney acredita que casamento deve existir somente entre homens e mulheres, e quer instituir uma lei federal para proibir a união gay em todo o país. Enquanto isso, o democrata Barack Obama se tornou, em maio, o primeiro presidente americano a assumir publicamente que apoia casamento entre homossexuais.
 
No meio dessa polêmica, estão eleitores que concordam com a plataforma dos republicanos - como menos impostos e livre mercado -, mas ao mesmo tempo apoiam a comunidade LGBT. Entre eles, estão grupos dentro do partido republicano, como o "Homocon" e o "Liberdade é Fabulosa". E também indivíduos como o trabalhador de construção civil Shawn Laura, 39 anos, que é gay, mas mora em Provo, Utah, o condado mais republicano dos Estados Unidos.
 
Shawn explica que escolheu ser republicano porque o partido luta por menos restrições para armas de fogo, uma das suas paixões. Além disso, ele não gosta da assistência social oferecida pelo governo de Barack Obama porque acredita que a Igreja deve se responsabilizar pela ajuda ao próximo. Mas quando o assunto é casamento gay, ele fica dividido entre os dois partidos. "Estou lidando com essa questão pessoalmente. É difícil".
 
Sua posição fica ainda mais complicada por frequentar a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a mesma de Mitt Romney, e que influencia parte das visões do candidato. Segundo Shawn, os mórmons acreditam que o casamento é sagrado e que a homossexualidade pode ser curada através da intervenção da Igreja. Por isso, ele ainda não contou para sua congregação sobre sua orientação sexual. "Estou rezando sozinho para encontrar paz na minha consciência", diz.
 
Entre tantas opiniões, Shawn resolveu se posicionar contra a oficialização da união homossexual nestas eleições. "Não tenho nada contra duas pessoas que querem se unir, mas acho que o Estado não precisa estar envolvido nesta decisão", diz. Com este ponto de vista, ele passa a apoiar 100% o seu candidato, Mitt Romney, que defende igualdade e respeito para os homossexuais, mas não casamento.
 
O candidato republicano quer, inclusive, implementar uma emenda na Constituição que definiria casamento como uma instituição exclusivamente entre homens e mulheres. Hoje em dia, seis Estados e mais o Distrito de Columbia reconhecem o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Mitt Romney teme que os Estados que são contra se sintam pressionados a mudar sua legislação até que todos sejam a favor.
 
Barack Obama declarou o oposto em entrevista à rede de televisão americana ABC, em maio deste ano. No entanto, ele ainda acha que a legislação cabe a cada Estado, e não ao governo federal. Obama se tornou o primeiro presidente americano a apoiar igualdade no casamento, e desde então os democratas incluíram a plataforma na sua agenda nacional.
 
Apoio ao casamento gay cresce nos EUA
 
Um levantamento realizado pelo Instituto Pew em julho deste ano mostrou que, pela primeira vez, a maioria dos americanos apoia o casamento entre homossexuais. A pesquisa, amplamente divulgada nos Estados Unidos, mostra que 48% aprovam a iniciativa contra 44% que desaprovam. Em 2008, 39% eram a favor.
 
De acordo com essa pesquisa, o apoio está crescendo inclusive entre os republicanos, embora de forma muito tímida. Em 2008, 73% desse grupo se opunha ao casamento gay, índice que caiu para 70% em 2012. Enquanto isso, entre os democratas, a aprovação subiu de 50% para 65%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário