quarta-feira, 25 de julho de 2012

Morre Sally Ride, astronauta, lésbica e primeira mulher americana a viajar pelo espaço




Publicado no Fora do Armário
Por Sérgio Viula
Nesta segunda, dia 23, a astronauta Sally Ride faleceu depois de uma batalha contra um câncer no pâncreas que durou 17 meses e trouxe à luz um fato pouco conhecido sobre a primeira mulher americana a viajar no espaço: seu relacionamento de longa duração com outra mulher, Tam O'Shaughnessy.
Tam é citada como parceira de Sally Ride numa declaração oficial no Sally Ride Science e também identificada no site oficial de Sally Ride Science em uma breve biografia.
O relacionamento entre Ride e O'Shaughnessy é descrito numa entrevista com o casal, found on the Sally Ride Science site.
Sally Ride já havia sido casada (1982) com o colega astronauta Steven Hawley, mas aquela união acabou em divórcio em 1987, relata o ABC News.
Numa entrevista com Buzzfeed, Bear Ride, irmã de Sally, referiu-se a O'Shaughnessy as "como um membro da família”. Segundo ela, "As pessoas não sabiam que ela tinha câncer pancreático, e vai ser um grande choque. Por 17 meses, ninguém soube – e todos sabem agora. Seu fundo memorial será aplicado no combate ao câncer pancreático.”
Bear Ride descreve a irmã como uma pessoa muito fechada. Ela ressalta que “a comunidade que luta contra o câncer pancreático ficará entusiasmada ao saber que agora existe essa defensora que eles não conheciam. E espero que a comunidade LGBT sinta o mesmo. Espero que isso facilite o crescimento das crianças gays ao saberem que outro de seus heróis era exatamente como elas."
UPDATE - Publicado no O Dia
Com informações da EFE

História de Sucesso!
A astronauta Sally Ride morreu aos 61 anos em sua casa em La Jolla (Califórnia, EUA.), quase três décadas após sua primeira viagem espacial e depois de anos dedicados à pesquisa e à divulgação científica. Sua primeira missão no espaço durou 147 horas, serviu para realizar uma dezena de trabalhos em satélites e outros aparatos, e entraria para a história por ser a primeira viagem para fora do planeta de uma mulher dos Estados Unidos.
A agência espacial Nasa ressaltou nesta segunda em comunicado que Ride "rompeu a barreira do gênero há 29 anos, quando chegou ao espaço a bordo da nave espacial Challenger para se transformar na primeira mulher americana no espaço". "A nação perdeu uma de seus melhores líderes, professores e exploradores", lamentou o administrador da Nasa, Charles Bolden. "Sally foi uma heroína nacional e um modelo a seguir", afirmou em comunicado o presidente dos EUA, Barack Obama, que lembrou que a astronauta "inspirou uma geração de jovens meninas para a alcançar as estrelas, e mais tarde lutou incansavelmente para ajudá-las". A primeira viagem aconteceu em 18 de junho de 1983, quando Sally integrou a tripulação da nave Challenger, com a qual também completaria sua segunda missão no espaço, em 1984.
A façanha de Ride aconteceu duas décadas depois que a russa Valentina Vladimirovna Tereshkova se tornou a primeira mulher a viajar ao espaço, quando a União Soviética e os Estados Unidos travavam uma dura luta nos avanços aeronáuticos. A companhia Sally Ride Science, especializada na divulgação da aeronáutica, destacou em comunicado que a astronauta, já aposentada, se esforçou durante décadas para "inspirar jovens, especialmente as mulheres, para que mantivessem seu interesse pela ciência, o transformassem em conhecimento científico e explorassem carreiras ligadas à ciência e à engenharia".
Ride deixou a agência espacial em 1987, mas continuou conectada ao espaço no o mundo acadêmico e na pesquisa e, mais tarde, em 2001, fundando sua própria empresa para divulgar a ciência, a tecnologia, a matemática e a engenharia entre os jovens, especialmente entre as meninas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário