segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Belém recebe Mostra de Filmes LGBT



Publicado pelo ParadaLGBTdeBelem
Dica de Raphael Freire

Como parte integrante da programação da 11ª Parada do Orgulho LGBT de Belém (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros), O Grupo Homossexual do Pará (GHP) promoverá, nos dias 24, 25 e 26 de setembro, a Mostra de Filmes LGBT 2012. Serão exibidos três filmes que abordam diferentes temáticas, como direitos humanos, questões de gênero, orientação sexual, transexualidade, liberdade sexual e a relação entre homossexualidade e religião. O evento acontece no Teatro Gasômetro com sessões sempre às 18h.
Dentre os filmes selecionados, está o documentário nacional “Dzi Croquettes”, o qual aborda a trajetória de um performático grupo carioca que desafiou a censura do regime militar defendendo a quebra de tabus sociais e sexuais. O drama de uma jovem de 10 anos que nasceu menina, mas se comporta como menino, é o enredo da ficção francesa “Tomboy”, exibido no segundo dia da Mostra. A programação encerra, no dia 26, com a exibição de “Orações para Bobby”, filme baseado na história real de uma mãe que tenta “curar” o filho homossexual com base na fé e em terapias religiosas.
Após a exibição dos filmes será aberto um espaço para debate com a participação de especialistas convidados. De acordo com Beto Paes, o objetivo da Mostra é discutir alguns assuntos presentes no cotidiano dos LGBT’s e esclarecer possíveis dúvidas sobre as temáticas abordadas. “Queremos proporcionar momentos de reflexão sobre a diversidade sexual e estimular uma atitude social nas pessoas presentes para que elas se identifiquem com a causa LGBT e passem a promover transformações em favor do combate a discriminação ao preconceito”, explica o membro do GHP.
Além da exibição dos filmes e realização dos debates, haverá a apresentação de curtas audiovisuais, sorteios de brindes e, no dia 24, a apresentação da Orquestra Cellos da Amazônia. Os ingressos custam R$ 2,00 e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro.
A Mostra de Filmes LGBT 2012 conta com o apoio do Movimento LGBT do Pará e das Secretarias de Cultura (Secult) e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).
Serviço:

Mostra de Filmes LGBT 2012
Período: 24 a 26 de setembro, às 18h
Local: Teatro Gasômetro – Parque da Residência (Av. Magalhães Barata, 830)
Ingressos: R$ 2,00, cada sessão.
Filmes: Dzi Croquettes (24), Tomboy (25) e Orações para Bobby (26)
Mais informações: 8141-9047 (Eduardo) ou 8309-5953 (Keila)

Nenhum comentário:

Postar um comentário