sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Comissão internacional condena mortes de transexuais no Brasil


 
Publicado no Terra
 
A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) condenou na quarta-feira (5) várias mortes violentas de transexuais que aconteceram no Brasil em agosto e fez um apelo para que o governo aumente as investigações sobre os supostos assassinatos. O Brasil deve "abrir linhas de investigação" que determinem se as mortes foram cometidas pela "identidade de gênero ou orientação sexual", ressaltou em comunicado hoje a CIDH.
 
O órgão autônomo da Organização dos Estados Americanos (OEA) alertou quanto aos possíveis "altos índices de impunidade" se não houver uma resposta federal efetiva para esses casos.
 
"(Os índices de impunidade) propiciam sua repetição crônica, mergulhando as vítimas e seus familiares no desamparo", acrescentou.
 
A CIDH registrou a morte de sete mulheres - registradas como homens ao nascer - de forma violenta em várias localidades do país durante o mês de agosto.
 
O organismo assegurou que a maioria delas foi encontrada com vários tiros no corpo. A comissão acredita que "existem problemas na investigação dos crimes" e defendeu "a adoção de políticas públicas e reformas necessárias para adequar as leis aos instrumentos interamericanos em matéria de direitos humanos".
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário