sábado, 1 de setembro de 2012

PE criará unidade especializada em atendimento de transexuais



Publicado no Terra 
O Estado de Pernambuco, condenado pela Justiça a pagar uma operação de troca de sexo a uma pessoa nascida como mulher e já registrada legalmente como homem, anunciou nesta quarta-feira que criará um centro especializado para esse tipo de cirurgias. 
O secretário de Saúde de Pernambuco, Antonio Carlos Figueira, assinalou em comunicado que essa unidade, que funcionará dentro de um hospital público, atenderá transexuais e travestis femininos e masculinos. A unidade oferecerá tratamento hormonal, cirurgias plásticas, atendimento psicológico e cirurgia de mudança de sexo, entre outros serviços 
Embora em 2008 o governo federal tenha aprovado um decreto que obriga os hospitais públicos a oferecer gratuitamente cirurgias de mudança de sexo, a decisão das autoridades pernambucanas parece ter sido motivada por uma recente decisão judicial que obriga o governo a pagar a operação de um cidadão do Estado. O beneficiado é o professor de educação física Alexandre Emanuel, 45 anos, que nasceu com a genitália feminina, mas que há mais de 13 anos adotou identidade masculina. Ele será operado em um hospital de Goiás, pois em Pernambuco não há médicos especializados para esse tipo de intervenção. 
Emanuel, que já tem uma aparência de homem graças a tratamentos com hormônios e algumas cirurgias plásticas, já obteve o direito de registrar seu nome masculino. Só o que lhe falta para completar o processo de transformação é a implantação de um pênis. 
O Estado de Pernambuco ainda não se pronunciou sobre a decisão judicial alegando não ter sido notificado, mas a Secretaria de Saúde esclareceu que quem desejar mudar de sexo já não terá que viajar para outra cidade para fazê-lo. O centro especializado funcionará em um hospital público ainda não definido e iniciará operações em seis meses, segundo Figueira. 
Segundo a diretora de Políticas Estratégicas da Secretaria de Saúde, Andreza Barkokebas, o novo centro especializado transformará Pernambuco no segundo Estado do Brasil, depois de São Paulo, a contar com uma unidade de referência para mudança de sexo com certidão do Ministério da Saúde. 
A secretaria de Saúde esclareceu que o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) chegou a oferecer cirurgias de mudança de sexo, mas teve que suspender esse serviço há seis meses por falta de médicos especializados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário