quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Pais vão à polícia contra namoro gay


 
Publicado no Gazeta Online
Por Frederico Goulart
 
É cada vez mais comum que pais busquem o apoio da polícia para tentar uma forma de por fim ao relacionamento homossexual de seus filhos. O exemplo das duas jovens moradoras da Serra - que foram retiradas por policiais da Delegacia Antissequestro (DAS) de um ônibus que seguiria para São Paulo, na tarde de domingo - é apenas um entre os vários casos registrados neste ano.
 
O delegado Marcelo Nolasco, titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), aponta, no entanto, que a maior parte dessa procura está fundamentada, apenas, no preconceito das famílias. "A maioria não resulta nem em boletim de ocorrências, pois não há crime algum. Isso só acontece quando há prostituição ou exploração".
 
Segundo Nolasco, os casos são crescentes pois a sociedade está, aos poucos, se tornando mais aberta aos relacionamentos homossexuais. "Assim, as pessoas estão se assumindo mais. Só que, dentro de casa, muitas vezes, a aceitação não é a mesma. É grande o grau de intolerância", observa.
 
Nesse tipo de situação, pais e jovens são encaminhados a programas sociais. A Prefeitura de Vitória, por exemplo, oferece, na Casa do Cidadão, em Maruípe, atendimento psicossocial com o objetivo de diminuir a discriminação, preparar as famílias para enfrentar a homofobia nas relações sociais e esclarecer sobre a diversidade sexual.
 
Tabu
 
Na opinião da psicóloga Lourdes Landeiro, a postura de condenação dentro de casa pode estimular um comportamento depressivo e desregrado dos jovens. Já para a também psicóloga Zenaide Monteiro, a sociedade ainda não está preparada para debater o assunto. "Os pais têm que alertar os filhos sobre a discriminação que eles irão sofrer", destaca.
 
No caso das jovens que tentaram fugir, Stéphanie Correia, 20, responderá criminalmente por ter induzido a estudante Gabriely Rangel Nascimento, 17, à fuga. A pena varia de um mês a um ano de prisão.
 
De famílias religiosas, jovens ficam sem apoio
 
A posição contrária à união homoafetiva, defendida por líderes evangélicos e católicos, pode explicar o posicionamento das famílias de Gabriely e Stéphanie diante do relacionamento das garotas. As duas são de famílias evangélicas.
 
Segundo o presidente em exercício da Associação de Pastores Evangélicos de Vitória, Abílio Rodrigues, a orientação sexual das pessoas precisa seguir o parecer bíblico – que prega a união apenas entre homens e mulheres.
 
Quando isso não acontece, prossegue o pastor, a igreja pede que haja um diálogo entre as famílias em busca de um entendimento. "Se a posição permanece, encaramos como sendo um pecado", observa. Abílio alega, porém, que a repressão não é o caminho certo a ser seguido.
 
Embora relate não ser comum que jovens assumam união homoafetiva dentro da igreja, o pastor acredita que isso acontece pois a situação ainda é tratada de forma muito discreta nas famílias. "O constrangimento ainda é grande".
 
Repressão traz problema psicológico
 
A repressão familiar é um mal que ajuda a estimular o surgimento de graves problemas psicológicos. É o que aponta Déborah Sabará, coordenadora do Fórum Estadual LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros). "Ao preferirem não se assumir, os jovens abrem caminho para o alcoolismo, o uso de drogas e, até mesmo o suicídio". A militante defende o diálogo e a implementação de políticas públicas que orientem sobre a diversidade sexual.
 
Outros casos
 
Jovem leva surra
 
Uma copeira de 44 anos agrediu com pauladas, socos e tapas a própria filha , uma técnica em segurança do trabalho, de 22 anos, por não aceitar a orientação sexual da jovem. A garota também foi ameaçada de morte pela mãe. Ela contou à polícia que sua mãe dizia que desejava sua morte
 
Fuga após ameaça
 
Uma estudante de 16 anos passou a ser vigiada e ameaçada pela família, após seus pais descobrirem seu primeiro namoro homoafetivo, quando ela tinha 14 anos. Os pais passaram a dizer que iriam chamar a polícia caso a filha insistisse em manter contato com a garota

Nenhum comentário:

Postar um comentário