segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Entrevista de jogador homossexual comove Alemanha, e clubes entram sem patrocínio por campanha social


 
Publicado pelo ESPN
 
Independentemente do que ocorra em seus nove jogos, a terceira rodada do Campeonato Alemão 2012/2013 ficará marcada na história do futebol do país por um motivo além do esporte. A Bundesliga organizou uma campanha a favor da livre opção sexual, sendo que as 18 equipes participantes da competição não entrarão em campo com os seus respectivos principais patrocínios na camisa. No lugar deles, ficará um logo com o nome da iniciativa: “Geh Deinen Weg” (Siga em seu próprio caminho, em alemão).
 
A campanha se deu depois de uma entrevista concedida por um jogador do Campeonato Alemão à revista Fluter. Homossexual, o atleta não revelou sua identidade por temer possíveis represálias. “O preço que pago por viver meu sonho como um jogador da Bundesliga é alto. Eu tenho que ser um ator todo dia e entrar em autonegação”, declarou.
 
Em razão do episódio, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, declarou seu apoio aos jogadores homossexuais. “Você não precisa ter medo. Eu sou da opinião que todo mundo que tem uma força e coragem (de assumir) deveria saber que nós vivemos em um estado no qual ele essencialmente não tem que temer. Essa é minha declaração política”.
 
Vale lembrar que o ministro das Relações Exteriores da Alemanha e um dos, Guido Westerwelle, é homossexual assumido. O político é um dos principais do governo de Merkel, que apadrinhou a iniciativa “Geh Deinen Weg”.
 
Quem também seguiu a mesma linha foi o presidente do Bayern de Munique, Uli Hoeness. “Esporte, particularmente o futebol, pode ser o motor da integração. Mais cedo ou mais tarde algum jogador será obrigado a assumirem a homossexualidade. Eu não posso imaginar que um jogador homossexual teria problemas com os nossos torcedores. O Bayern está pronto. A sociedade como um todo está mais avançada nesta questão”, disse.
 
A campanha foi iniciada na sexta-feira na partida de abertura da terceira rodada do Campeonato Alemão entre Augsburg e Wolfsburg, que entraram com o logo da campanha. A medida se repetirá nas demais partidas de sábado e domingo. Merkel, inclusive, estará presente no Signal Iduna Park, estádio do Borussia Dortmund, para acompanhar a partida do time aurinegro contra o Bayer Leverkusen.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário