segunda-feira, 16 de julho de 2012

Exposição de arte sobre vítimas da homofobia no Brasil será destaque em Nova York



“Crimes Against Love” é uma série de memoriais aos mortos na guerra urbana contra os homosexuais no Brasil. O país, que oferece união civil estável para pessoas do mesmo sexo e realiza uma das maiores paradas do orgulho gay no mundo, é também o líder mundial em violência por causa de orientação sexual. Na exposição, fotos de esculturas desfiguradas pelo tempo são impressas em tecido (1,80m), como mortalhas. Cada uma é acompanhada por um texto que relata suscintamente um assassinato violento. Por exemplo: “___, 2012. Enterrado vivo pelo padrasto. Tinha 14 anos e tentava ser abertamente gay.”
As obras são de Cyriaco Lopes, um artista brasileiro que vive e leciona arte nos Estados Unidos há mais de uma década. No Brasil seu trabalho foi visto no MASP (Prêmio Phillips de Viajem a Europa), no MAM do Rio e de Salvador, e no CCSP. Nos EUA seu trabalho foi exibido nos Museus de Arte Contemporânea de Saint Louis (Prêmio de projeto) e de Baltimore, no El Museo e na Apexart em NY. Seu trabalho também apareceu em diversos países europeus, como a França, a Alemanha (individual), Itália, Polônia e Portugal. Apenas nos últimos 2 anos, suas obras também foram incluídas em exposições em Guent, Nantes, Belfast, Reykjavik e Gênova. Artistas importantes foram curadores do seu trabalho como Lygia Pape, Luciano Fabro e Janine Antoni, assim como críticos como Paulo Herkenhoff.
“A originalidade da minha trajetória está na exploração de temas políticos: do fim da ditadura à violência urbana, até questões de direitos civis para homossexuais”, afirma. 
As obras estarão expostas de 7 de agosto a 9 de setembro na universidade de Nova York. As galerias de arte do John Jay College tem uma programação de ponta, com artistas excepcionais. Entre 2010 e 2011 as galerias realizaram individuais de artistas como William Córdova (Bienal do Whitney, Menil Collection), Pablo Helguera (Reina Sophia, MOMA, Bienal de Havana), Wanda Raimundi Ortiz (PS1/MOMA, Performa Biennial) e Faith Ringold (nas coleções do MOMA, do Metropolitan, do Guggenheim etc). A City University of New York é uma das melhores do mundo (12 prêmios Nobel).
"Embora a exposição aconteça em Nova York, faz parte do circuito ampliado da arte brasileira, já que trata de um assunto brasileiro. Como no Brasil a arte tem tendência formalista (processos e materiais) ou auto-referente (arte sobre a história da arte), é preciso incluir espaços internacionais onde trabalhos de posicionamento político claro possam ser mostrados", defende o artista. 
Sobre a Exposição:
Nome: Cyríaco Lopes: Crimes Against Love. 
Data: 7 de Agosto – 7 de Setembro 2012.
Local: President’s Gallery, John Jay College, City University of New York,
Endereço: John Jay College, 899 Tenth Avenue, 6º andar, Nova York, E.U.A.
Horários: de Segunda a Sexta, de 10 as 16 horas.
Mais fotos das obras: CLIQUE AQUI!
Mais sobre o artista Cyríaco Lopes: CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário