quinta-feira, 19 de julho de 2012

Igreja Episcopal aprova bênção para casais gays


Publicado no Estadão
A Convenção Geral da Igreja Episcopal dos Estados Unidos decidiu no último dia 10 que vai abençoar casais do mesmo sexo, mais um passo decisivo na aceitação da homossexualidade em uma denominação que há nove anos elegeu o primeiro bispo abertamente gay.
Cerca de 80% dos presentes na convenção votaram pela autorização de um rito para uniões homossexuais, pelos próximos três anos. Nos últimos anos, outras igrejas protestantes vêm derrubando barreiras para ordenação de gays e permitindo que congregações individuais celebrem uniões de gays e lésbicas. Entretanto, apenas um grande grupo protestante americano, a Igreja Unida de Cristo, aprova o casamento homossexual sem ressalvas.
A nova política episcopal prevê que cada bispo vai decidir se permite cerimônias de casais do mesmo sexo em sua diocese. Com sede em Nova York, a Igreja Episcopal é o braço norte-americano da Comunhão Anglicana, que reúne 77 milhões de membros em todo o mundo. Conservadores episcopais criaram uma denominação rival, a Igreja Anglicana na América do Norte.
O rito episcopal para casais gays será chamado de "Testemunho e Bênção de uma Aliança por Toda a Vida". Assim como o casamento tradicional, a cerimônia inclui orações e troca de votos e alianças. As informações são da Associated Press.

Nenhum comentário:

Postar um comentário