domingo, 6 de maio de 2012

Policiais são indiciados por suposta agressão a homossexual no RS


Visto no G1
Seis policiais militares e um civil foram indiciados por abuso de autoridade nesta sexta-feira (4) em Caxias do Sul, na serra gaúcha. Eles são acusados de omissão e agressão a um homossexual que tentava fazer uma denúncia.
Os supostos abusos aconteceram em fevereiro deste ano. Um promotor de vendas, de 31 anos, que estava em um parque na cidade, tentou buscar auxílio em um posto da Brigada Militar por estar sendo vítima de preconceito por parte de adolescentes.
O homem conta que, ao pedir ajuda a uma policial militar, foi empurrado para fora do posto. Uma outra policial teria disparado um tiro contra o chão, próximo ao pé dele. “Aí ela disse: ‘o próximo vai ser no teu peito’. E eu avisei ela: ‘eu vou lá e vou prestar queixa na Polícia Civil contra vocês”, afirma o agredido.
Imagens de câmeras de segurança mostram o homem em uma delegacia da Polícia Civil. Enquanto ele aguarda atendimento, telefona para o Disque Denúncia, da Secretaria de Direitos Humanos. Um carro da Brigada Militar estaciona no pátio e três policiais descem. Pouco depois, eles voltam para a viatura com o promotor de vendas. O veículo deixa o local em direção ao posto da Brigada. No caminho, o rapaz diz ter sido espancado. “Até a hora que eu cheguei lá embaixo, ele foi me batendo”.
Segundo a vítima, ao retornar para o posto, ele sofreu agressões verbais e teve documentos, celular e outros pertences retidos pelos policiais. Depois de 40 minutos, foi liberado e voltou à delegacia. As imagens mostram o homem caminhando com dificuldade até cair, enquanto um policial civil se afasta. Na sequência, ele aparece deixando o local, acompanhado do mesmo policial. O servidor teria se negado a registrar ocorrência.
O rapaz conseguiu registrar o boletim em outra delegacia. O inquérito policial foi concluído e enviado para a Justiça, na última semana. O delegado responsável não quis falar. O Ministério Público também vai investigar o caso.
Já o comando da Brigada Militar disse que desconhecia o fato. “Nós não temos conhecimento oficial deste caso. A partir das informações que recebermos, vamos tomar todas as providências administrativas e investigatórias para fazer todos os esclarecimentos", disse o major Émerson Ribas, comandante da BM de Caxias do Sul.
Veja a reportagem exibida pela TV Globo Local: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/05/policiais-sao-indiciados-por-suposta-agressao-homossexual-no-rs.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário