sábado, 12 de maio de 2012

'Quando a piada vira ofensa - o caso da @cleycianne vs. @gaybrasil" Por Lucas Freitas


Por Lucas Freitas para O Grito da Bicha
Dica de Augusto Martins 
 
Ultimamente tem havido muita discussão na internet sobre o que é ou não é humor. Com o crescimento de usuários brasileiros no twitter, começou a existir uma nova classe de "humoristas" no Brasil: os twitteiros. Uma grande parte das pessoas usam o twitter pra fazer piada, brincadeiras e ficar falando de casos do dia-a-dia com - ou uma tentativa de - humor. Mas o que tem acontecido muito também, é algumas pessoas fazerem piadas preconceituosas. Inclusive pessoas "famosas" já caíram na idiotice de expressar suas opiniões próprias (e escrotas) através de "piadas" no twitter, pensando que TODO MUNDO aceitaria como tal. E hoje pela manhã tivemos mais um caso de piada que virou ofensa.
Tudo começou quando a Cleycianne, a Diva do Senhor, escreveu na sua página os seguintes tweets:
Ou seja: ela contou um causo do dia da sua personagem e depois propôs uma brincadeira: "Como seria #UmMundoSemHomossexuais?", com a intenção de que seus seguidores mandassem tweets dizendo como seria um mundo sem homossexuais, usando a hashtag que ela criou. É assim que esses perfis de "humor" do twitter vivem: criando memes. E isso foi o suficiente pra Cleycianne se cagar.

A hashtag criada por ela fez sucesso e foi parar nos Worldwide trends. Muita gente criticava essa hashtag e muitos outros apoiavam e muito outros também brincavam junto com a Cleycianne. O que talvez ela não esperasse é que num país onde a homofobia é tão grande, uma "piada" como essa fosse usada por homofóbicos e preconceituosos para espalharem sua raiva e não apenas pra fazer "humor".
Deu-se que o twitter @gaybrasil ficou puto com essa hashtag e resolveu dizer aos seus seguidores que denunciassem a Cleycianne. Ficou discutindo com outras pessoas que estavam espalhando a hashtag e depois soltou uns tweets muito dignos pra se pensar:
Ok, quem segue a Cleycianne sabe que tudo o que ela escreve é humor, uma maneira de satirizar um tipo de evangélica. Faz piadas com famosos, com gays, lésbicas, cantoras, atores e até com os próprios evangélicos; afinal, esse twitter é uma tiração de sarro com um tipo de evangélicas, né?

Muitas pessoas falaram que é ridículo denunciarem o perfil da Cleycianne, pois era apenas uma brincadeira. Mas me digam uma coisa: o que o @gaybrasil falou não faz sentido? Vejam vocês: se a Cleycianne tivesse criado a hashtag "#UmMundoSemNegros" ainda seria considerado humor? Claro que não seria! As pessoas a chamariam de racista e provavelmente teria sido excluído o twitter dela. Agora, se a brincadeira é com os gays, é apenas ~~~~~~ HUMOR.
Vocês podem até dizer: "é apenas uma piada, relaxa" ou "calma aí, é uma piadinha de twitter, uma brincadeira". E eu realmente acho que talvez a intenção no começo tenha sido de apenas uma piada, o problema é que a brincadeira tomou proporções tão grandes, que deixou de ser brincadeira para se tornar ofensa. Se eu não fosse seguidor da Cleycianne e visse uma hashtag dessa nos TTs eu ficaria ofendido... Como sempre ouvi falar: "só é brincadeira quando dois estão brincando, quando apenas um brinca, já se torna ofensa"; e isso aconteceu com essa intenção de brincadeira da Cleycianne: se tornou ofensa.

Não acho o twitter dela homofóbico e nem que tenha sido essa a intenção da hashtag, mas a brincadeira acabou se tornando homofóbica e isso não se pode negar.

Deixo aqui pra vocês pensarem o que o @gaybrasil escreveu: "Se alguém fizesse um perfil sobre um branco que não gosta de negros, estaria preso". Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário